top of page

Gripe em Gatos

Assim como os humanos, e os cachorros (e demais mamíferos), os gatos também podem contrair gripe. Isso pode se dar por meio de vírus e bactérias.

Embora em todos os casos hajam sintomas em comum, como: secreção nasal, espirros, febres, perda de apetite e indisposição, trata-se de tipos de gripes distintas, por isso não há como adquirirmos gripe de um gato ou cachorro ou transmitir a nossa para eles. E o mesmo entre gatos e cachorros. Portanto, a gripe em gatos só pode ser transmitida entre os bichanos, a gripe canina idem, e a de humanos de igual forma.

É importante informar que nem todos os gatos que carregam o vírus em seu organismo manifestam os sintomas, servindo apenas como o transmissor do vírus a outros gatos, e por isso os exames laboratoriais são necessários para sua definitiva detecção.

Os grupos de maior risco são os filhotes (pois seu sistema imunológico ainda não está totalmente maduro), e os idosos (pois seu sistema imunológico tende a se debilitar com o tempo). Destacamos dentro desses dois os grupos aqueles que se expõem mais ao risco do contágio, que são felinos que frequentam os gatis e que costumam ir pra rua.

Se você detectou algum desses sintomas em seu gato a próxima coisa a se fazer é levá-lo ao veterinário. O profissional fará os exames necessários para identificar se realmente trata-se de uma gripe ou outra doença, irá determinar os cuidados a serem tomados, e indicar um tratamento que elimine o desconforto e restabeleça a saúde de seu bichano.

O não tratamento pode levar a cegueira e até a morte do animal, por isso é fundamental ser um excelente tutor, a começar por manter a vacinação do seu bichano em dia, e também mantê-los sempre em ambientes limpos e desinfetados.

Aqui na Clinical Pets, em São Caetano do Sul, você pode contar com nossa equipe de profissionais liderados, pelo Dr. Roberto Siqueira e pela Dra Luana Rodolfo.

Em caso de dúvidas ligue para 11 4225-1378 ou venha pessoalmente com seu bichano.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page