Vamos falar da Gripe Canina?

Nesta semana queremos falar de um assunto que é de extremo interesse para quem tem cães, trata-se da Gripe Canina.

Semelhante aos humanos os cães também sofrem com as mudanças bruscas de temperatura, principalmente quando o clima fica mais frio.

A Gripe Canina também é conhecida como Tosse dos Canis e Traqueobronquite Infecciosa Canina.

É uma doença contagiosa, e os casos ocorrem em períodos mais frios como o que estamos vivendo agora.

Por isso, nosso propósito nessa semana é explicar quais são os sintomas, afim de:

• ajudá-los a verificar se seus pets estão com essa gripe;

• informá-los como ela é transmitida, para desse modo ajudá-los a diminuir o risco de seus pets contraírem essa doença e/ou transmitir a outros cães;

• e também orientá-los quanto a importância da vacinação para efetivamente protegê-los dessa doença, que se não for trata corretamente pode trazer grandes danos a saúde do seu pet.

Se o seu cão tem apresentado sintomas como: tosse forte e permanente (geralmente seca); febre; falta de apetite; perda de peso e de disposição, então ele apresenta sintomas compatíveis a um cão que está gripado.

Não importa a idade do cão, seja ela qual for, se não tomar as devidas precauções, ele poderá contrair essa infecção, que normalmente é transmitida por outro cão que esteja infectado.

Para o contágio ocorrer não é necessário que um cão infectado esteja junto de outro saudável ao mesmo tempo (o contágio pode ocorrer pelo ar e pelo contato direto), basta que o cão saudável tenha entrado em contato com ambientes em que o infectado esteve, e que não foi devidamente higienizado. Portanto, isso pode ocorrer num parque, na rua, no banho e tosa, num pet shop...

Mas é compreensível que com tantas coisas para nos preocuparmos no dia-a-dia, seguir a risca todas essas medidas é impossível, em algum momento a gente deixa de ser 100% eficiente, não é mesmo? Seria necessário criar seu cãozinho dentro de uma bolha.

A medida mais importante a ser tomada é vaciná-lo anualmente, porque assim ele estará realmente protegido.

Procure a Dra Luana Rodolfo, na Clinical Pets em São Caetano do Sul, agende uma consulta e informe-se sobre o programa vacinação mais adequado ao teu pet.

Não negligencie a saúde do seu pet. Quem ama cuida!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.