top of page

20 dicas de como entreter seus pets de forma prática e saudável?

São tantas as alternativas, que seus pets vão ficar mais saudáveis, felizes, e vivazes. E não há a possibilidade de eles perderem o interesse pelas brincadeiras com o tempo, pois você pode variá-las, e quando você repeti-las eles verão essa mesma brincadeira como uma novidade.

Além disso, são práticas de você coloca-las a disposição dos peludos com custo praticamente zero.

Conheça nossas dicas.

Cães:

Atirar bola – os cães amam essa diversão. Você pode atirar para longe qualquer objeto a certa distância, que caso ele possa abocanhar, irá buscar e trazer de volta a você.

  1. Pula-pula – sabe aquele brinquedo que seu pet adora brincar? Pegue-o e coloque a uma altura que o seu pet possa pular para pegar, e a medida que ele vai conseguindo pegá-lo você vai pouco a pouco aumentando a altura, segurando o objeto pelas mãos.

  2. Esconde-esconde – Esconda-se e emita alguns comentários, sua voz servirá como referência para o seu pet te achar. Quando isso ocorrer faça carinho como compensação. Logo ele ganhará gosto por essa brincadeira.

  3. Cabo de guerra – Usando uma corda, e com cuidado para não machucar o seu cão, comprometendo sua dentição, segure-a enquanto ele puxa a mesma. Não aplique muita força, apenas o suficiente para ele sentir-se estimulado para também puxar, mas não aplique mais força que o seu cão. A ideia é brincar sem competir com seu pet.

  4. Corrida ou caminhada – Essa atividade é excelente pois une o útil ao agradável e faz bem a você e ao seu pet, sob vários aspectos da saúde de ambos.

  5. Encontrando objetos – Esconda petiscos ou brinquedos prediletos de seu cão e estimule-o a procura-los dando dicas de onde os mesmos possam estar.

  6. Comandos – Essa atividade além de entreter também educa. Comandos simples como “sentar, deitar, se aproximar (entre outros)”, seguidos de elogios e compensações após o feito, fortalecem a percepção de autoridade do pet para com o seu tutor.

  7. Mordidas – Quando se trata de filhotes é muito importante dar brinquedinhos macios para que eles possam morder e desse modo estimular o nascimento dos dentes, assim como massagear a gengiva, que normalmente é uma fonte de incômodo nessa fase. Essa atividade além entreter tem uma papel importante para a boa saúde e desenvolvimento do cãozinho.

  8. Pega-Pega – Corra o suficiente para que em certo ponto seu cão possa alcança-lo. Cães adoram correr atrás de seus donos. Isso fortalece a relação e estimula a saúde de ambos.

  9. Brincar com água – Se for possível estimule seu cão a entrar na piscina. Ou se preferir brinque com ele com banhos de mangueira. Se ele tiver medo comece ao poucos borrifando gotas de água.

Gatos:

  1. Mordidas - (Segue a mesma recomendação dos cães).

  2. Rolo de lã – Os gatos se divertem por horas desfazendo os rolos de lã, e nem precisam de companhia pra isso.

  3. Atira a bola (Segue a mesma recomendação dada ao caso dos câes).

  4. Esconde-Esconde – Segue a mesma recomendação dada ao caso dos cães, mas preferencialmente com alimentos.

  5. Quebra-cabeças – Faça várias aberturas em uma garrafa pet, suficientes para que através dessas aberturas seja possível passar o objetos com os quais a garrafa será preenchida (preencher menos da metade da garrafa para a mesma não ficar pesada). Os objetos que serão postos dentro das garrafas podem ser comestíveis ou não, mas o importante é que façam barulho quando o gato movimentar a garrafa, pois isso o entreterá mais. Amarre um cordão a essa garrafa e pendure-a em algum local seguro para o gato e os demais transeuntes.

  6. Bolinhas de pingue-pongue – Como são leves elas alcançam velocidade e pingam muito, e os gatos adoram ir atrás delas.

  7. Casinhas de papelão - Gatos adoram ambientes semelhantes a cavernas (pequenas e escuras). Isso pode ser confeccionado com caixas de papelão, tendo algumas aberturas tanto para a entrada do animal como para o fluxo de oxigênio. Dentro da caixa podem ser colocados alguns brinquedinhos que estimule sua diversão. Até você rirá das presepadas que seu gato fará.

  8. Arranhador – Os felinos adoram arranhar, isso é necessário para afiar suas unhas, estimular a troca das mesmas e alongar sua musculatura, portanto esse é hábito imperativo na espécie, logo não adianta reprimi-lo. O que é necessário é dar um objeto apropriado para que ele não faça isso em seus móveis ou nos seus lençóis. Uma sugestão é fazer arranhadores com caixas de papelão (retirando uma das camadas lisas e deixando exposta a camada ondulada), instintivamente seu gato vai arranhá-las. Outra dica é enrolar uma corda em volta de uma superfície, como o pé de uma mesa por exemplo, e desse modo ali ele vai dar vazão a esse hábito e se entreter a medida que conseguir desfiar a corda aos poucos.

  9. Feixe de Luz – Gatos não se cansam de tentar caçar aqueles pontos luminosos que você aponta para qualquer superfície através de uma lanterna, inclusive aquelas que parecem ser de infra-vermelho. A gente também se diverte com essa brincadeira.

  10. Pinhas – Gatos também se entretém com pinhas. Algo sem custo que você podem encontrar com facilidade e abundância na natureza.

Essa informação foi útil pra você?

Deixe o seu comentário. Siga-nos em nossas redes sociais. Compartilhe esse conteúdo com seus amigos.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page